Felipe Luiz
No dia 23 de julho, após uma longa negociação, Filipe retornou ao Brasil e assinou com o Flamengo até o fim de 2021. Sua contratação foi bancada pelo presidente Rodolfo Landim, que se encantou com a liderança e o profissionalismo do jogador durante a Copa América de 2019. O lateral tinha o perfil que os dirigentes estavam procurando para mudar a equipe de patamar.
Após a rápida adaptação que o levou a titularidade do time rubro-negro, depois da goleada sobre o Grêmio, pela Copa Libertadores, Filipe Luís afirmou que estava vivendo o momento mais especial da sua carreira.
Em 13 de junho de 2024, Filipe foi oficialmente anunciado como novo técnico do time sub-20 do Rubro-Negro. O ex-lateral substituiu Mario Jorge, que assumiu a Seleção Sub-17 da Arábia Saudita.
Pouco mais de dois meses depois, foi campeão da Copa Intercontinental Sub-20.
Em 30 de setembro de 2024, após a saída de Tite, o Flamengo anunciou que Filipe Luís assumiria interinamente até o fim da temporada. No dia 1 de outubro, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, afirmou que o novo treinador teria um contrato definitivo e admitiu seu erro na publicação da nota oficial.
Filipe Luís estreou como treinador da equipe principal no dia 2 de outubro, numa vitória por 1–0 contra o Corinthians, válida pela semifinal da Copa do Brasil. O gol marcado por Alex Sandro foi comemorado com muita euforia pelo treinador, o que repercutiu bem entre a torcida. No jogo de volta, um empate sem gols garantiu a classificação.