Ronaldinho Gaúcho
Ronaldo de Assis Moreira (Porto Alegre, 21 de março de 1980), mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista ou ponta-esquerda, amplamente reconhecido como um dos mais talentosos da história.
Extremamente habilidoso, autor de dribles memoráveis e dono de uma técnica refinada, é considerado por muitos jornalistas e ex-jogadores como o futebolista mais talentoso de sua geração. Especialista na bola parada, popularizou a cobrança de falta por baixo da barreira. Além do bom futebol, dentro de campo destacava-se pelo jeito alegre e carismático.
Insatisfeito com o banco de reservas no Milan, Ronaldinho manifestou interesse em voltar a atuar no Brasil para ficar mais perto da convocação para a Copa do Mundo de 2014. Ainda com contrato em vigor, o vice-presidente do clube italiano Adriano Galliani admitiu negociar o jogador com clubes brasileiros e logo surgiu o nome do Grêmio, seu ex-clube, como um dos possíveis destinos do craque. Palmeiras e Flamengo também buscavam contratar o jogador, que negociava com todos ao mesmo tempo. Após semanas de muitas especulações e negociações arrastadas, e após o próprio Ronaldinho declarar que "se dependesse de mim, já estaria no Grêmio", o Grêmio desistiu de contratar o jogador, mesmo após ter preparado uma festa para recebê-lo e comemorar o acordo no Estádio Olímpico junto à torcida do clube. Dias depois foi a vez do Palmeiras desistir de negociar com Ronaldinho, onde seu irmão e empresário, Assis, foi duramente criticado por fazer leilão com o jogador e por ter afirmado que a transação estava fechada com o clube e não cumprir com o acordo. Com o caminho livre, Ronaldinho fechou a negociação com o rubro-negro da Gávea, causando grande felicidade aos torcedores cariocas.
Ronaldinho em comemoração a vitória da Taça Guanabara de 2011" Já imagino essa torcida no estádio lotado. Eles podem esperar o máximo de mim. Voltei para o Brasil e vim jogar no Flamengo para dar isso. "
— Ronaldinho, ao chegar no Rio de Janeiro